FAMILIA FELIZ

Chef Thompson Lee

Uma viagem a São Francisco Xavier e muitas razões para ser feliz

O título desta coluna é o nome de um tradicional prato da culinária chinesa que traduz uma parte da cultura desse povo animado: misture tudo o que tiver e seja feliz! O tal Happy Family leva legumes de todos os tipos, quaisquer carnes disponíveis e tem o costume de arrastar a família e agregados para a cozinha tanto para comê-lo como para prepará-lo. Foi isso que o Thompson Lee me contou sobre esse prato que está entre os principais do menu do Yoshi Culinária Asiática, seu restaurante no alto das montanhas de São Francisco Xavier, o charmoso distrito de São José dos Campos (SP). 

No casarão vermelho onde é o restaurante, a gente se transporta para outros mundos e ainda assim se sente em casa. Ali estão a família de Thompson, esposa e filhos, as culinárias asiática e oriental, fundidas nos sabores, tradições e rituais de suas culturas. Thompson Lee é de origem chinesa, filho de taiwaneses que vieram para o Brasil. A esposa é nissei, descendente de japoneses imigrantes. Thompson se formou engenheiro elétrico e quando descobriu seu talento na Gastronomia graduou-se chef de cozinha em uma das melhores escolas americanas, The Culinary Institute of America, em Nova Iorque. Lá ele concentrou sua atenção nas cozinhas tailandesa, vietnamita, as asiáticas, aperfeiçoando ainda mais o que já era parte de sua herança. Com essa bagagem ele chegou para trabalhar no Carlota, onde experimentamos na cozinha uma intensa temporada de troca e aprendizados. Depois, partiu para realizar seu sonho, o restaurante próprio na serra de São Francisco Xavier.

A visita à nova vida e à gastronomia de Thompson estava na minha pauta há muito tempo – o Yoshi já vai completar 20 anos. Foi quando subimos as montanhas rumo a São Chico, Julia e eu, que tudo conspirou a favor do encontro.  Fomos produzir a campanha de lançamento de nossa coleção homewear para a Westwing. A proposta de criar o ambiente comfort e afetuoso que inspira os objetos desenvolvidos para essa empreitada juntas, mãe e filha, foi irresistível: um dia longe da confusão urbana, a pausa idílica entre a brisa e os sons da natureza deslumbrante de SFX. Aceitamos e estendemos o tour por nossa conta para aproveitar um pouco mais da região. Deu certo, ainda que a ansiedade de artista da filha e a de executiva, da mãe, tenha baixado como serração sobre nossas cabeças, quando o sinal de celular simplesmente deu adeus no início da jornada. Ainda assim, pensamos, o aparelho serve como uma ótima câmera fotográfica e pudemos registrar nossa alegria em estar entre estonteantes paisagens e, ainda, experimentando sem pressa a gastronomia e a conversa do chef Thompson Lee no seu Yoshi. 

Essa foi uma das razões para a família mãe-e-filha ficar feliz. Tem mais.

Em São Francisco Xavier, percebemos que viver bem e feliz é fácil. Basta deixar os sentidos nos guiar – sem gps, melhor ainda. Foi assim que conhecemos os cosméticos naturais e veganos Maly Caram, capturadas pelos seus aromas e propostas – os óleos poderosos, máscaras, banhos de ervas, o perfume da tangerina no ar e nas mãos. Perfumadas e cremosas, seguimos o passeio até encontrarmos o mercado Neo Armazem, atraídas pelas estantes carregadas de delícias. Tem tudo que é bom nas gôndolas do armazém e até o que não se imagina encontrar em SFX está lá. Importados, itens brasileiros de diferentes origens e, lógico, os produtos regionais – queijos, geleias, conservas e artesanato, como as belas tábuas de cozinha e muitos produtos da Mantiqueira. Difícil foi descer para o burburinho da vida concreta com o celular de volta à vida pulando de mensagens e compromissos. O que queríamos é que ele conservasse as imagens de nossa viagem desconectada com a melhor conexão que encontramos: conosco, com o que faz sentido e com a natureza. Felizes, estamos de volta.

Yoshi Culinária Asiática
@yoshiculinaria

Maly Caram
@malycaram

Neo Armazem Mercearia Gourmet
@neo.armazem.sfx


Thompson Lee vai apresentar sua gastronomia em aula no Estúdio CP: Cozinha Asiática.

Dia 18 de abril, terça-feira, das 19h30 às 22h30.
Os pratos são: Shissô crispy; Dragon Roll; Happy Family e Banana Caramel.
Inscrições e informações –
estudio.carlapernambuco@gmail.com e +55.11.98225.6030
O Estúdio CP fica na Rua Sergipe, 768 – em frente ao Carlota.
Higienópolis – São Paulo / SP


Anterior
Anterior

RASTROS DE PÃO

Próximo
Próximo

VIDA THAI: FOGO E PAZA